
Alberto Levy – Uma vida
Alberto Eduardo Levy, cidadão britânico, nascido em Malta, em 03.10.1865, filho da senhora Mariana Tolledano Levy, de nacionalidade italiana.
Aos 14 anos, Alberto Levy servia de intérprete para as caravanas que percorriam o Saara, já que conhecia perfeitamente os idiomas árabe, inglês e o fenício-maltês, sua lingua natal. Nos quatro anos que assim trabalhou, aprendeu ainda a falar corretamente francês e italiano e, menos corretamente, espanhol e alemão.
Mais tarde, partiu para o Brasil, sendo acolhido pelo seu irmão, proprietário de um dos maiores engenhos de açucar de Pernambuco. Posteriormente, transferiu-se para São Paulo, onde se fixou, depois de um breve período de residência em Santos.
Na época da revolução contra Floriano Peixoto, o jovem Alberto Levy alistou-se para lutar ao lado do Marechal, tendo obtido a cidadania brasileira. Como recompensa de sua luta pela nação que escolhera como pátria, foi sucessivamente nomeado alferes, tenente e, por fim, agraciado com o título de Major Honorário da extinta Guarda Nacional.
Em 1896, casou-se com a jovem Nina de Martino, constituindo assim um vasto clã que muitas honras tem dado à família e a pátria.
Nomeado subdelegado, agiu com rigor na repressão ao banditismo que campeava na metrópole e, também, iniciou sua carreira no ensino, ministrando aulas de educação física, no Colégio São Bento, sendo mais tarde, nomeado Lente de inglês no mesmo estabelecimento. Posteriormente prestou concurso para a cátedra de inglês na Escola Normal da Praça, hoje Instituto Caetano de Campos, tendo sido classificado em primeiro lugar.
Prossseguindo sua carreira no ensino, foi professor de inglês no Ginásio Macedo Soares e na Escola de Comércio Álvares Penteado, bem como participou de várias bancas examinadoras de inglês na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.
Durante a primeira Guerra Mundial, recebeu e aceitou convite da Embaixada Inglesa para ocupar, em São Paulo, o cargo de vice-consul.
No dia 03.11.1925, como sempre ao longo de sua vida, o Professor Alberto Levy cumpria sua nobre missão de educador quando foi vítima de um mal súbito, durante uma aula, e tombou em meio àqueles que tanto amava, prezava e defendia: seus alunos.
Embora não tivesse nascido no Brasil, o Professor Alberto Levy sempre interessou-se vivamente pelas campanhas cívicas e de aperfeiçoamento político do país. Nunca as boas causas deixaram de encontrar nele um adepto fervoroso e sincero.
O Sr. Governador, Lucas Nogueira Garcez, homenageou essa figura do magistério paulista e as muitas gerações de alunos que se abrigarão sob sua égide, dando a esse colégio o nome que ostenta e que nos orgulha.
Fonte:
O Tacape, orgão oficial dos alunos do Instituto de Educação Prof. Alberto Levy. Edição comemorativa do Centenário do Patrono, 03.10.1965.

EEPAL ex-alunos
Ex-alunos da Escola Estadual Prof. Alberto Levy