
E.E. Prof. Alberto Levy
Seu início
A Escola Estadual Prof. Alberto Levy foi criada em 1952 (Lei 2030 de 24.12.52) instalando-se no ano seguinte com a denominação de Ginásio Estadual de Indianópolis, no prédio da E.E. Cezar Martinez. As duas escolas num só prédio conciliavam grande número de alunos, organizados em períodos, desde o matutino até o noturno. A cada ano as dificuldades aumentavam em decorrência do elevado número de matrículas. Faltavam salas e carteiras, etc.
A necessidade de um prédio próprio levou, a partir de 1955, a Congregação dos Professores e Técnicos do então Ginásio Estadual Prof. Alberto Levy (Decreto 23327 de 06.05.54) a iniciar a luta para a conquista, tendo sempre à frente o Diretor da escola, Prof. Carlos Alvarenga.
Em 1958, notícias sobre a construção do prédio próprio foram recebidas, porém o local ainda era incerto. Falava-se de um terreno nas imediações da Rua Pedro de Toledo, próximo ao Clube Ipê e outro, mais indicado, ao lado do Clube Sírio, porém dependia do então prefeito de São Paulo, Sr. Faria Lima, a liberação do terreno para a construção do prédio.
Comissões de professores dirigiam-se com frequência à Secretaria de Educação, a fim de acompanhar o processo de construção do prédio e a família Levy, especialmente o Deputado Albert Levy, era sempre convidado a comparecer à escola para testemunhar as precárias condições de funcionamento da mesma.
A criação de classes do ensino secundário (denominação dada ao ensino médio na época), em caráter de emergência, era cogitada, porém essa criação somente se efetivou em 1963, quando a escola através da Lei 6839, passou a ser denominada Colégio Estadual Prof. Alberto Levy.
Atas das reuniões da Congregação dos Professores e Técnicos do Colégio Estadual Prof. Alberto Levy registraram o empenho do Deputado Federal Albert Levy, durante o processo de construção e instalação da escola no atual prédio, bem como a participação da família Levy, com a doação de mobiliário para as salas da diretoria, de equipamentos e livros para a biblioteca.
O dia do Patrono Prof. Alberto Levy, dia 03 de outubro, foi a mais importante data comemorativa também registrada, sendo que em 1965 comemorou-se com grande festa o centenário do Patrono.
No dia 01 de abril de 1963 os alunos uniformizados dirigiram-se ao novo prédio, à Av. Indianópolis para a aula inaugural. O Senhor Diretor , Prof. Carlos Alvarenga, reuniu professores e alunos no pátio da escola e, lembrando a data, disse que “o 1º de abril daquele ano não seria o dia da mentira e sim, o dia da verdade, pois o grande sonho estava se concretizando naquela data”, (como foi lembrado por uma aluna da época, presente na inauguração).
No Primeiro ano de funcionamento da escola, em prédio próprio, o Colégio Estadual Prof. Alberto Levy funcionou no período diurno, com 24 classes de alunos, incluindo as classes do curso secundário, Científico e Clássico (denominação dos cursos de Ensino Médio, na época).
Iniciou-se o árduo trabalho de estruturação física e pedagógica da escola.
No primeiro ano da instalação, o terreno da escola era aberto o que preocupava toda a comunidade escolar e medidas mais enérgicas eram tomadas quanto a entrada, saída e horário dos alunos. A disciplina era primordial para a manutenção da ordem. Atribuiu-se a cada professor a responsabilidade de uma classe de alunos (escrituração, disciplina, contato com os pais, etc).
Em 1964, o colégio passou a ser denominado Instituto de Educação Estadual Prof. Alberto Levy, tendo essa denominação alterada em 1`976 para Escola Estadual de Segundo Grau Prof. Alberto Levy.
No início da década de 80 a escola passou a abrigar classes de 1ª a 4ª séries do então Curso Primário tendo sido também autorizado o funcionamento da Habilitação Específica de 2º grau para o Magistério e novamente teve sua denominação alterada para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Prof. Alberto Levy.
Em 1996, com a reorganização das escolas do ensino público estadual pela Secretaria de Educação, a escola teve seu nome alterado para Escola Estadual de 2º Grau Prof. Alberto Levy e voltou a abrigar apenas o curso de 2º Grau regular, tenso sido transferido para outra unidade escolar o curso da habilitação específica de 2º Grau para o Magistério.
Finalmente em 1998, a denominação da escola foi alterada para E.E. Prof Alberto Levy.
No decorrer dos vários anos de funcionamento, fez-se somente a manutenção, em caráter de emergência, do prédio atual. Somente em 1995 a escola passou por uma reforma e é hoje considerado um dos prédios escolares mais bem conservados da capital, graças ao trabalho exaustivo de conscientização da comunidade escolar, pela direção, junto ao corpo docente.
Fonte:
1. Entrevistas com Prof. Lucília Junqueira, ex-professora de História do Levy e ex-alunos.
2. Ata das Reuniões da Congregação dos Professores e Técnicos do Ginásio “Prof. Alberto Levy”, de 1953 a 1964.


EEPAL ex-alunos
Ex-alunos da Escola Estadual Prof. Alberto Levy